quinta-feira, 1 de abril de 2010

Abril … Com Vida


A Vida é um dom de Deus oferecido a cada vivente… Que fazemos nós deste dom que nos é oferecido? Somos convidados a anunciar, neste mês de Abril que a Vida venceu a morte, porque o Senhor da Vida desceu à morada das nossas mortes e transformou-as em vida, tal como o grão de trigo que se transforma em espiga, que por sua vez, se transforma em pão… A vida é uma passagem sucessiva do que deixamos de ser para o que ainda não somos, mas que somos chamados a vir a ser. Assim vamos construindo o nosso ser, e é aqui que se joga a nossa liberdade. Podemos escolher entre deixar a vida nascer em nós aceitando as pequenas ou grandes mortes do dia-a-dia, ou escolher a facilidade e o comodismo do nosso ‘eu’, que quer imperar e arrastar-nos por caminhos de morte.

É no mais profundo do nosso ser, que decidimos o caminho que conduz à Vida, embora não seja o mais fácil ou o mais brilhante.

Em nome da qualidade de vida mata-se, já que não parece possível ser-se feliz sem todas as comodidades que nos habituamos a exigir, na nossa sociedade ocidental… A Vida com qualidade, é aquela que ganhou densidade no amor e adquiriu sentido no dom si mesmo. Foi a descoberta feita por uma judia (Etty Hillesum), nos horrores do absurdo de um campo de concentração, e que, depois do encontro com Deus, se atrevia a escrever no seu Diário: “Apesar de tudo, a Vida é bela e cheia de sentido”.

É Cristo quem nos (com)vida a viver da Sua Vida e a gerar vida à nossa volta.

Maria de Lurdes Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário