domingo, 14 de março de 2010

Quaresma em Canidelo


A Visita Pastoral do Senhor D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, à nossa paróquia durante os dias 19 a 21 de Fevereiro, quase nos fez esquecer que estamos em plena Quaresma. A Igreja dá-nos quarenta dias para nos prepararmos para o acontecimento maior da nossa fé: a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Nesta Quaresma, a Catequese propõe, a toda a comunidade, uma dinâmica de preparação para a Páscoa.

A proposta parte da Catequese mas dirige-se a toda a comunidade paroquial. Assim, a partir da mensagem do Evangelho de cada domingo, vamos fazer UMA CAMINHADA COM: PALAVRA, LUZ, ESPERANÇA, ARREPENDIMENTO, PERDÃO, (COM) PAIXÃO E VIDA. No 1.º domingo, somos todos convidados a benzermo-nos, como o Senhor Padre Maneiro nos lembrava na sua palavra de Fevereiro. Não abandonando essa atitude, no 2.º domingo, somos convidados a rezar, como Jesus rezou. No 3.º domingo, vamos rever a nossa vida e recordar os bons momentos vividos ou celebrados em Igreja. No 4.º domingo, vamos rever os maus momentos dos quais nos arrependemos. Seguindo o rumo do Evangelho, no 5.º domingo, devemos estar atentos aos outros e aprender a perdoar. Finalmente, no domingo de Ramos, somos convidados a participar nas cerimónias da Semana Santa.

Em nossas casas, podemos construir o nosso “CANTO DA ORAÇÃO” e ir colocando, nos sucessivos domingos vários símbolos que nos ajudem a ter um local muito nosso para recebermos, no Domingo de Páscoa, a Visita Pascal.

Assim, sucessivamente, podemos colocar uma cruz, uma vela, um vaso com sementes, uma Bíblia, uma flor e um ramo benzido no Domingo de Ramos. Em cada semana, podemos meditar no Evangelho de domingo e, em família, fazer uma breve oração, assumindo o compromisso dessa semana. Esta dinâmica simples será também feita na catequese e nas celebrações para toda a comunidade. Aproveitemos este tempo favorável que Deus nos dá para nos prepararmos para a Páscoa como cristãos conscientes e alicerces desta paróquia que necessita de todos nós.

São

Sem comentários:

Enviar um comentário