domingo, 14 de março de 2010

Março - Com (Paixão)



Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é frequentemente caracterizada através de acções, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.

Wikipédia


Esta pretende ser uma definição humana do que é a compaixão. Assemelha-se àquilo que dizemos muitas vezes: “Temos pena...”.

Mas para nós, que dizemos ser cristãos, a compaixão deve passar a um patamar superior, àquele que nos aponta o nosso Deus, através do Seu Filho. Deve ser uma entrega com paixão a Ele, que se entregou completamente por nós. É neste acto de nos apaixonarmos pelo nosso Deus que nós mostramos à sociedade indiferente que nos rodeia que temos uma Esperança, que temos Fé no verdadeiro Deus, que Ele nos ama verdadeiramente.



Com paixão, vivamos esta quaresma como preparação para seguirmos Jesus, não para a Páscoa, pois para isso nunca estaremos verdadeiramente preparados, mas para trilharmos um caminho com Ele, um caminho da Paixão, da purificação que só Ele nos dá, em abundância, apesar de não a merecermos.

Não sejamos indiferentes, sejamos apaixonados...

Maria Cândida e Manuel Araújo Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário